quarta-feira, 28 de abril de 2010

6ª dica: Seja um artista ALTERNATIVO


Estamos progredindo rápido hein ? Convenhamos, ser um artista não é tarefa fácil, afinal não é para nós, pobres mortais, alcançar 10% do nível esquerdo-artístico do “pobre” Chico Buarque de Holanda não é mesmo ? Mas para nossa salvação, existe a arte ALTERNATIVA !

Pois bem, após você ter passado pela 4ª dica e ter se tornado uma pessoa ALTERNATIVA, chegou a hora de você manifestar seus dons artísticos ALTERNATIVOS.

“Mas eu não tenho talento nenhum !”

Parabéns ! Então você é um artista ALTERNATIVO nato ! Para ser alternativo não precisa ter talento, basta que não dêem a mínima para o que você faz.

“Mas peraí... Se ninguém dá a mínima para o que eu faço, prá que eu vou fazer ?”

Simples, prá falar que quem não dá valor à sua “arte” é alienado. Não é demais ?

Existem várias receitas para obras de arte ALTERNATIVAS:

Poesia: Recorte várias palavras de revistas ou jornais, coloque os recortes num saquinho vazio e balance até misturar tudo. Em seguida, retire aleatoriamente essas palavras e anote-as na sequência em que saírem em um papel. Ao final do processo você vai ter um texto sem sentido e que não será entendido por ninguém. Em outras palavras, um perfeito POEMA ALTERNATIVO !

“Alguém vai comprar meu livro ?”

Óbvio que não. Tá achando que todo mundo leva essa boa vida que você tem ? Além disso, se ninguém dá a mínima para o que você escreve, prá que vão comprar esse lixo ? Não se esqueça que, tirando você, qualquer pessoa consumista é alienada hein ?

Mas se não vão comprar seu livro, como vão conhecer a sua arte ?

Ora... Com exceção dos seus amigos, ninguém vai conhecer sua arte, mas você, num mundo de fantasia pode achar que sua arte está sendo divulgada e é um canal de libertação para os pobres do Brasil.

Simples. Você é de esquerda mas tem grana (Não se culpe, pense sempre “ sou burguês, mas sou artista...”), então mande imprimir um monte de panfletos com sua arte e distribua, ou melhor obrigue as pessoas a aceitarem, em botecos freqüentados pela elite da sua cidade. Ninguém vai ler, mas como são seus amiguinhos, vão achar o máximo !

Artes plásticas: Essa é a mais fácil. Você certamente deve ter um imãozinho, um priminho, um sobrinho, enfim, um parente que termine com inho... Compre uma tela para pintura em qualquer papelaria e peça prá ele fazer cocô sobre a tela. Espalhe tudo com o auxílio de uma espátula (Se puder ser com a mão melhor ainda, será a materialização do “alternativismo”.), após espalhar tudo, decore com sementes, conchinhas, botões, figuras recortadas de revistas, enfim, use sua criatividade sobre essa base verdadeiramente alternativa !

Música: Não toca violão ? Nem piano ? Não toca nada ? Sem problemas, existem alguns instrumentos que são a salvação dos sem talento. O pandeiro, o berimbau e o tambor. O pandeiro já descartamos, porque é coisa de pagodeiro e pagodeiro é alienado. O berimbau ainda vai, mas é meio popular por causa das rodas de capoeira (falaremos sobre ela em breve...) então não vale, mas o tambor... Ah o tambor... Como é mágico o ato de tocar tambor ! Como é lindo o momento em que humanos e chimpanzés tem seu intelecto nivelado na execução primorosa de um instrumento musical... Mas se pensa que é tão fácil assim já tire o cavalinho da chuva ! Mais do que fazer barulho tocar um tambor tem todo um ritual.

1º Não compre o tambor. Faça você mesmo. Quanto mais próximo a “uma bosta” sair o seu tambor mais alternativo ele será. Para isso use madeira , couro de vaca e cordas. Como você vai conseguir isso (Comprando é óbvio) não interessa, basta que ele seja artesanal (Também falaremos sobre coisas artesanais em breve.).

2º Pendure-o no pescoço de maneira que ele fique abaixo da virilha, como se pudesse mijar nele.

3º Comece a bater nele com dois pedaços de cabo de vassoura enquanto balança a cabeça e sorri com cara de retardado. É importante que a boca fique aberta e, se possível, que você babe.

Pronto !

Não saiu música ? E daí ? Basta ter “atitude” alternativa que você será considerado o Mozart dos tambores.

Importante: Se você é um artista alternativo não apenas divulgue sua arte, obrigue as pessoas a gostarem, a assistir e etc. Fique indignado se criticarem ! Lembre-se sua arte não é para ser criticada é para salvar os pobres, para os levar a serem críticos (!). Não importa se os pobres tem fome e você não organizou um distribuição de alimentos, o importante é que agora eles tem a arte alternativa !

Na foto que ilustra este post vocês tem idéia da genialidade de um artista alternativo ! Nessa obra "O Artista" precisou ter o enorme talento de apagar letrinhas de uma caixa de bicarbonato. Não é incrível ???? E mais incrível é que os amiguinhos alternativos dele chamam essa bosta de poema visual e, ainda por cima, acham isso genial ! Estão vendo ? Não precisa ter talento, basta ter amiguinhos alternativos !

Post grande né ? Aposto que vc nem leu, ou se leu não deu a mínima.

Esse foi um post ALTERNATIVO !

2 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha
Que merda é esta de arte?
Se isso for arte, Picasso esta rolando na sua cova 24 horas por dia.

Prince disse...

Merda de arte mesmo